O aborto ou interrupção da gravidez é a remoção de um embrião ou feto do útero, resultando sua morte por causa disso. Isto pode ocorrer de forma espontânea ou artificial,provocando o fim da gestação,e o fim da vida do feto. Há varios tipos de aborto como:
-Aborto espontâneo
-Aborto induzido
-Aborto ilegal
Aborto espontâneo: Ocorre quando a gravidez é interrompida sem que seja por vontade da mulher. Pode acontecer por vários fatores biológicos, psicológicos, e sociais que contribuem para que esta situação se verifique.
Aborto induzido: Ocorre quando existe mal formações congénitas, quando a gravidez resulta de um crime contra a liberdade e autodeterminação sexual, quando a gravidez coloca em risco a vida e a saúde fisíca e/ou psíquica a mulher ou simplesmente por opção da mulher.
É legal quando a interrupção da gravidez é realizada de acordo com a legislação em vigor.
Aborto ilegal: Ocorre quando os motivos apresentados não se encontram enquadrados na legislação em vigor ou quando é feito em locais que não estão oficialmente reconhecidos para o efeito.
O aborto ilegal e inseguro constitui uma importante causa de mortalidade e de morbilidade maternas. O aborto clandestino é um problema de saúde pública.
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário